Promotor
Câmara Municipal de Beja
Sinopse
RAIVA é um texto dramático escrito de raiz, que se baseia na relação tóxica de uma mãe punitiva e vingadora, com traços narcisistas, com a sua filha, aqui revelado nas memórias partilhadas desde pequena criança até à idade adulta, promovendo, com humor negro, a discussão sobre a controversa temática do amor de mãe e da sua natureza inata... ou nem por isso.
Escrito a partir de um caso real - parcialmente exposto no álbum ilustrado NÃO TE AMO, MÃE (Lagarto Edições, 2023) da autoria de Gisela Cañamero (texto) e Cristina Viana (ilustração) - abordaremos, neste texto (dramático) a intensidade emocional que habita a relação entre Mãe (em idade sénior) e Filha (em idade adulta), condenadas a viverem juntas, apesar de se odiarem mutuamente - que faz extrapolar não só o desamor, mas também o humor negro de que necessitam para se agredirem, se manipularem, e conseguirem viver em coabitação.
Na sombra, o velho pai, que, estando ausente de cena, estará sempre presente, no esgrimir de razões que ambas reclamam para si.
Assistiremos à evidência do Teatro, no seu cerne de despojamento de artifícios, onde a excelência da prestação das duas actrizes convidadas – Luzia Paramés e Sara Castanheira – instaurará, em cena, a realidade de dois personagens que se alimentam e consomem pela raiva que nutrem uma pela outra.
Ficha Artística
Texto e Encenação Gisela Cañamero
Interpretação Luzia Paramés e Sara Castanheira
Participação especial César Melo
Assistência à Encenação Inês Romão
Assistência à Produção Susana Paixão
Fotografia Marta Lázaro
Cartaz Ana Rodrigues
Cenário Ana Rodrigues e Ivan Castro
Luminotecnia José Manhita
Arranjos Musicais Amanda Revez
Órgão, guitarra eléctrica percussão Amanda Revez
Baixo Eléctrico Pedro Rolim
Co-produção Produções Acidentais
Produção Financiada DGArtes
Apoios CM Beja | CM Almada
Preços